O que são divertículos do cólon?
Divertículos colônicos são saculações que se projetam da parede do intestino grosso. São comuns, principalmente após a quarta década de vida e na maioria dos casos não provocam qualquer sintoma ou desconforto.
Quando há divertículos colônicos que não causam incômodos, diz-se que há diverticulose. Quando há sintomas crônicos como dor abdominal, há doença diverticular, e quando há inflamação aguda do divertículo, chama-se diverticulite.
Sintomas
Os sintomas de diverticulite incluem principalmente:
- Dor na parte inferior esquerda do abdome que é tipicamente constante e piora com o passar dos dias.
- Febre.
- Náuseas e vômitos.
- Prisão de ventre e em alguns casos diarreia.
Diagnóstico
É indispensável a avaliação por médico para confirmação da suspeita de diverticulite. O diagnóstico definitivo envolve exames de sangue: Hemograma completo, provas inflamatórias, e exames radiológicos: Tomografia computadorizada de abdome e pelve com contraste.
A tomografia é importante também na graduação da gravidade da diverticulite, podendo mudar a conduta médica e até favorecer a realização de terapia cirúrgica.
Tratamento
Diverticulite não-complicada
Antibióticos orais (em alguns casos pode não ser necessário) e dieta branda, inicialmente pastosa. Com a melhora dos sintomas a alimentação é liberada gradualmente.
Diverticulite Complicada
Internação hospitalar e antibióticos venosos. Pode ser necessária drenagem de abscessos através de punção com agulha e posicionamento de drenos.
Cirurgia
Casos graves e complicados necessitam de cirurgia. A escolha da técnica cirúrgica apropriada depende de cada caso e necessita de avaliação por cirurgião experiente nessa patologia.
Em alguns casos, é possível a ressecção do intestino doente seguida de reconexão intestinal, não necessitando de colostomia.
Em casos muito graves, com perfuração e contaminação de fezes no interior da barriga, não é seguro realizar a reconexão intestinal, sendo necessária a confecção de colostomia temporária.